WhatsApp cobrará taxa anual de usuários

Se você faz parte do universo de viciados no WhatsApp não precisa chorar com a novidade. A partir deste ano o uso do aplicativo será cobrado, mas o valor é bastante simbólico.

Em entrevista à imprensa holandesa, o CEO da empresa, Jan Koum, confirmou a informação. A partir de agora, os novos proprietários de smartphones que fizerem o dowload do aplicativo deverão pagar a taxa anual de US$ 0,99 (pouco menos de R$ 2).

A taxa não será cobrada a quem já possui o aplicativo e se restringirá somente a novos usuários. Além disso, o download será gratuito para usuários de iPhone, assim como já acontece com os sistemas Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone.

Jan Koum não divulgou a data para a validade da nova regra, mas garantiu que valerá a partir deste ano.

As razões para tal ação também não foram divulgadas, embora acredita-se que a forte concorrência com aplicativos similares seja o motivo. Atualmente, cerca de 17 bilhões de mensagens são enviadas pelo WhatsApp diariamente em todo o mundo.

Outra novidade, também sem previsão de lançamento, é a versão do aplicativo para desktop. Além disso, o CEO disse que não acontecerá neste ano o lançamento do streaming de vídeo para o WhatsApp.