Já pode babar pelo novo iPhone?

Deus Steve Jobs veio a público, ontem (8), contar sobre o novo sistema operacional do celular da Apple, do iPod Touch e do iPad . A novidade se chama iPhone OS4. A atualização que será lançada para download na metade de 2010 conta com mais de 100 novas funções para os usuários.

Zoom digital de 5x para fotos e vídeos, melhor foco das imagens, mandar aplicativos de presente para amigos, papel de parede para a tela inicial e compatibilidade com teclados Bluetooth são algumas das centenas de novidades que estão para chegar.

A grande atenção fica por conta da multitarefa. Agora o iPhone pode rodar diversos aplicativos ao mesmo tempo. Jobs explicou que essa função não chegou antes porque o consumo de bateria era muito maior. Por conta disso,  os usuários poderão escutar rádios on-line no iPhone ou no iPod Touch enquanto navegam pela internet ou acessam o e-mail.

Se quiser mandar um aqui pra casa! Fique à vontade!

Com a multitarefa, o Skype também foi beneficiado. É possível atender a chamadas enquanto se realiza outras tarefas no aparelho. A nova função permite que programas de localização por GPS se mantenham ativos. Vale lembrar  aqui que o uso do GPS consome muito da bateria.

Acha que acabou, que nada! Jobs ainda mostrou ainda outra nova função.Com folders é possível ter até 2160 programas contra os poucos 180 da versão anterior. Esses folders, são pastas que podem separar os programas, para você não se confundir. Para acessar um programa dentro de uma pasta, basta clicar primeiro na pasta e, depois, no aplicativo.

A troca de papéis de parede na tela inicial pode ser modificada por qualquer foto ou imagem. Essa imagem, pode ser igual, ou não, à tela de abertura do telefone.  O OS4, ainda unificará as caixas de mensagens e suportará iBooks.

A empresa ainda apresentou uma plataforma de publicidade chamada iAd onde a Apple venderá publicidade para os aplicativos.

Ufa, até cansei com tanta novidade!