Foto: Reprodução

Fátima Bernardes deixa o Jornal Nacional e é substituída por Patrícia Poeta

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E a dança das cadeiras no setor jornalístico da Globo continua rolando. Após os jornais matinais sofrerem alterações em seus times de apresentadores, chegou a vez dos noticiários mais prestigiosos do canal sofrerem alterações. Fátima Bernardes, após 14 anos, deixará a bancada do Jornal Nacional em dezembro.

Sua saída vem de encontro à realização de um antigo sonho: apresentar um formato inédito na emissora, previsto para estrear em 2012. Sua substituta é Patrícia Poeta, que será apresentada aos telespectadores como nova âncora na segunda-feira (5), dia em que Fátima fará sua despedida do programa.

Haverá uma breve homenagem às duas apresentadoras, com um breve retrospecto de suas carreiras, simbolizando a passagem de bastão. William Bonner, marido de Fátima, editor-chefe e âncora do noticiário disse ao G1 que a escolha de Patrícia foi unânime entre os diretores e teceu elogios à futura companheira.

“Todas as mudanças por que passou nesse período foram em sintonia com o público. Por isso, o JN não muda – até porque o perfil da sucessora da Fátima está perfeitamente alinhado com as qualidades que se exigem de quem ocupe um lugar na bancada.”

Com isso, a vaga de Patrícia Poeta no Fantástico passa a ser ocupada, merecidamente, por Renata Ceribelli, que há anos se dedica à revista eletrônica da emissora. Aliás, quando Glória Maria tirou suas férias de dois anos do canal, seu nome chegou a ser cogitado, mas o grande respaldo de Patrícia dentro da Globo a fez ganhar preferência.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

“Este é um processo normal de evolução e renovação do jornalismo da Globo. As três construíram carreiras sólidas aqui na TV e chegaram aonde chegaram por mérito. Com certeza, terão grande sucesso em suas novas funções. A proposta de Fátima realmente é excelente e ela conta com uma sucessora como Patricia Poeta, uma jornalista cujo talento é reconhecido pelos brasileiros. Ao mesmo tempo, Renata Ceribelli já é tão integrada ao Fantástico que a sua escolha é mais do que natural. Com esses ingredientes, tomar a decisão de mudar não foi difícil”, disse Carlos Henrique Schroder, diretor geral de Jornalismo e Esporte.

O novo programa de Fátima Bernardes na Globo é mantido em total sigilo, justamente por se tratar de um formato inovador, desenhado pela própria jornalista. “É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Este ano, em abril, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto agradou. Já estamos trabalhando com um núcleo bem pequeno, mas já a partir da próxima semana a implementação desse programa será acelerada. Agora, por questões estratégicas, ainda não posso contar nada sobre a estrutura, cenário, locação, horário ou dia da semana”, disse ela ao G1.