Facebook apresenta novo design do feed de notícias

Pessoas ligadas a importantes áreas do Facebook apresentaram nesta quinta-feira, 7, a nova estrutura da rede social para web e dispositivos móveis.

Já tem até um vídeo explicativo esclarecendo tudo muito melhor do que os 50 minutos da coletiva que acabou há pouco.

Basicamente as tendências de design dos aplicativos móveis foram inspiração para a versão da web. Aquelas duas colunas laterais desaparecerão. Ao lado esquerdo ficará uma lista de botões que se expandem quando você clica.

O chat estará nessa nova coluna e finalmente não irá mudar conforme a resolução da tela. Por falar em resolução, todas as imagens serão exibidas com mais espaço na linha de notícias, o news feed.

Finalmente, também, os vídeos (do Facebook) serão exibidos diretamente no news feed com um player novo e melhor qualidade. Os check-ins mostrarão automaticamente o mapa do local e as últimas pessoas que curtiram qualquer publicação terão seu avatar exibido ao lado do post.

Para melhorar a organização, vários news feed serão configurados automaticamente baseado nos seus costumes, no que você vê e interage. Você poderá escolher o feed de músicas, de fotos ou um feed que só mostre os artistas que você curtiu, deixando seus amigos mais próximos com um feed próprio (uma evolução das listas do Twitter que pouquíssima gente, de fato, usa).

O visual está bem mais clean, mas não se enganem: muito mais opções de propaganda estarão disponíveis para empresas, mas, pelo o menos agora, não parecem ser tão irritantes.

Como é de se esperar, as mudanças começam em alguns poucos usuários e irão aumentando gradativamente pelo mundo. As atualizações para iOS sairão primeiro do que para o Android. As versões para tablets e smartphones terão ajustes a ponto das três plataformas estarem bem parecidas e sincronizadas umas com as outras.

Confira o vídeo abaixo. Clique no símbolo de legenda do YouTube que o pessoal do Facebook já salvou legenda em português para gente.