São Paulo proíbe canudos plásticos no comércioFoto: Reprodução

Vitória! São Paulo aprova proibição de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais

Por um mundo mais sustentável, evitando a poluição de rios e oceanos e a morte de diversos animais, São Paulo aprovou nesta terça-feira, 25, a proibição dos canudos plásticos em estabelecimentos comerciais da cidade.

Siga o Fica Quietinho no Instagram

A Câmara Municipal realizou a segunda – e definitiva – votação do projeto de autoria do vereador Reginaldo Tripoli. Agora, resta ao prefeito Bruno Covas sancionar ou vetar – tá amarrado! –  a proibição do “fornecimento de canudos plásticos em hotéis, restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos comerciais, além de clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais”.

Multa

O projeto que vai abolir os canudos plásticos na capital paulista prevê punições como advertência em uma primeira infração, multas de R$ 1 mil (em caso de reincidência) e R$ 2 mil (em terceiro caso) e dobrando de valor anterior a partir do quarto até o sexto caso, com a possibilidade de o estabelecimento ser fechado pela Prefeitura Municipal.

Curta o Fica Quietinho no Facebook

A primeira votação do projeto de lei aconteceu em março deste ano e também recebeu votos suficientes para sua aprovação. Vale destacar que a luta contra o uso indiscriminado de plástico é mundial e que grandes empresas como a Disney, o Starbucks eMcDonald’s, já firmaram compromissos de eliminar os canudos plásticos de seus produtos. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira capital a proibir os canudinhos.