Foto: Reprodução

Vai que é tua! Viola Davis é a primeira negra a ser indicada três vezes ao Oscar

Em um mundo ideal, essa notícia jamais seria um motivo para comemoração. Mas, em meio ao que temos de racismo e discriminação – inclusive em cenários de “cabeça aberta” como o cinema – neste planeta Terra, o fato de Viola Davis ter sido nomeada ao Oscar pela terceira vez merece sim aplausos.

Siga @FicaQuietinho no Instagram

A atriz – que se popularizou muito por sua atuação no seriado How To Get Away With Murder  – recebeu sua terceira indicação à tão cobiçada estatueta por Cercas. A primeira vez que Viola apareceu na lista da Academia foi em 2009 quando estava no elenco de Dúvida. Depois, três anos depois, veio novamente a chance de ganhar o prêmio em Histórias Cruzadas, de 2012. Em todas as três indicações, a diva concorre ao posto de Melhor Atriz Coadjuvante.

Os recordes

Assim, Viola Davis quebra o recorde de indicações de mulheres negras que antes era de Whoopi Goldberg. A atriz famosa por Mudança de Hábito foi indicada ao Oscar por A Cor Púrpura (1986) e Ghost – Do Outro Lado da Vida (1991).

Curta o Fica Quietinho no Facebook

E não é só isso. Viola Davis, Octavia Spencer e Naomie Harris também protagonizam um novo recorde juntas. Esta também é a primeira vez que três atrizes negras são indicadas ao Oscar em uma mesma categoria. Todas elas concorrem como Melhor Atriz Coadjuvante: Octavia por Estrelas Além do Tempo e Naomi por Moonlight: Sob a Luz do Luar. É importante fazer valer aqui a frase de Viola em seu discurso no Emmy 2015: “A única coisa que separa mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”. <3

Mais recorde

Quem bateu o seu próprio recorde neste ano foi Meryl Streep. A diva do cinema recebeu, por Florence: Quem É Essa Mulher?, a 20ª indicação do Oscar de sua carreira. A loira é dona de três estatuetas e, caso ganhe mais uma, se igualará a Katharine Hepburn, com quatro Oscar no currículo.

Meryl recebeu seus prêmios por A Dama de Ferro (2012), A Escolha de Sofia (1983) e Kramer vs Kramer (1980).

E qual a aposta de vocês para os ganhadores desse Oscar? Já viram a lista completa? Conta aqui pra gente quem deve vencer!