Segunda temporada de O Mecanismo estreia nesta sexta-feira na NetflixFoto: Divulgação/Netflix

Segunda temporada de ‘O Mecanismo’ estreia nesta sexta-feira na Netflix

Embora O Mecanismo tenha recebido uma enxurrada de críticas pela primeira temporada, a Netflix decidiu levar a diante a série brasileira e os novos episódios chegarão à plataforma nesta sexta-feira, 10. E, pelo trailer, com um tom um pouco diferente.

Siga o Fica Quietinho no Instagram

Serão oito capítulos da segunda temporada, desta vez focados nos trabalhos da Operação Lava Jato entre a condução coercitiva do presidente Lula – na série com o nome de Gino e interpretado por Arthur Kohl – chegando ao impeachment da presidenta Dilma (interpretada por Sura Berditchevsk e com nome fictício de Janete Ruscov.

Novo tom

Quem já assistiu às novidades de O Mecanismo antes de chegarem à Netflix, garante que o diretor José Padilha aliviou um pouco às críticas feitas ao clã político que simboliza o PT. Agora, estarão na linha de tiro as personagens relacionadas ao senador Aécio Neves (PSDB) – no caso Lúcio Lemes, vivido por Michel Bercovitch) e ao então vice-presidente Michel Temer (Samuel Thames, interpretado por Tonio Carvalho).

Continuam no elenco, Selton Mello, Caroline Abras, Enrique Diaz, Jonathan Haagensen, Otto Jr. e Emilio Orciollo. Confira o trailer:

Controversa

Inspirada no livro Lava-Jato — o juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, de Vladimir Netto, a apresentação dos fatos em O Mecanismo causou polêmica logo na estreia do seriado. Boa parte da crítica especializada enxergou viés político na forma como o diretor decidiu apresentar a história e até distorção dos fatos.

Curta o Fica Quietinho no Facebook

Em sua defesa, embora leia-se na abertura da série que ela é baseada no livro-reportagem, José Padilha disse que O Mecanismo usa de artifícios dramáticos para representar e caracterizar suas personagens e que não há intenções políticas em sua criação.