Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Parada do Orgulho LGBT de SP celebrará os 50 anos de Stonewall em 2019

Já temos o tema da 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A edição de 2019 irá celebrar os 50 anos de Stonewall, marco do movimento LGBT+ nos Estados Unidos e, claro, para todo o mundo. A Avenida Paulista será mais uma vez o palco da festa, que acontecerá no dia 23 de junho.

Siga o Fica Quietinho no Instagram

Para quem não sabe, Stonewall é o nome de um bar em Nova York – na verdade, o nome todo do local é The Stonewall Inn – que deu origem à celebração mundial do Dia do Orgulho LGBT+ no dia 28 de junho. Em 2019, serão completados 50 anos da noite em que aconteceu o estopim da reação de gays, lésbicas e trans cansados de sofrer repressão policial em bares ou reuniões informais que faziam por pura diversão.

Uma batida policial surpreendeu um grupo que estava no Stonewall e os prendeu por “conduta imoral”. Como não era a primeira vez que algo do tipo acontecia, grupos LGBT+ decidiram que era a hora de fazer um levante contra a polícia e seus atos de repressão à diversidade e à liberdade sexual.

Curta o Fica Quietinho no Facebook

Foi um momento histórico. Mais duas noites de afirmação e guerra contra a discriminação por conta de orientação sexual e os frutos começaram a ser colhidos rapidamente. Várias outras cidades americanas também deram início a um movimento em favor de diretos dos homossexuais. No ano seguinte, em 1970, acontecia a 1ª Parada do Orgulho LGBT+ que – assim como dará a de São Paulo neste 2019 – celebrava o episódio de Nova York.

Contra o retrocesso

No Brasil que vivemos hoje, os direitos conquistados a duras penas pelo movimento LGBT+ correm perigo. Por isso, o momento de celebrar Stonewall é absolutamente oportuno e necessário.

“Esse tema reforça a ideia de que pessoas LGBT+ possuem representação social, política, cultural e jamais se renderão ao autoritarismo, ao conservadorismo, nem às ameaças de retrocessos de conquistas, arduamente alcançadas nesses 40 anos de história do movimento LGBT no Brasil e 50 anos pelo mundo. Sim, isso é um grande motivo de orgulho”, diz o manifesto da APOGLBT SP, ONG responsável pela organização da Parada em São Paulo.

A 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será realizada no dia 23 de Junho de 2019, com concentração na Avenida Paulista a partir das 10h e saída programada para as 13h30. Mais informações, detalhes sobre convidados, patrocinadores, etc serão informados em breve.

Nós assinamos embaixo e estaremos lá!