Lana Del ReyFoto: Reprodução

Papo de louco? Radiohead nega que esteja processando Lana Del Rey por plágio

A gente agora não tá entendendo mais nada. No começo da semana, Lana Del Rey revelou que estava sendo processada pelo Radiohead. Segundo a cantora, a banda estaria lhe acusando de plagiar a canção Creep em Get Free. Mas, agora a história mudou de rumos.

Curta o Fica Quietinho no Facebook

Segundo publicação do The New York Times, a assessorial da Warner-Chapell Publishing desmentiu as declarações da dona de Born to Die. A editora é quem controla os direitos das canções do Radiohead e negou que o grupo esteja movendo qualquer processo contra Lana.

“Como editora das músicas do Radiohead, é verdade que estamos em discussões desde agosto do ano passado com os representantes de Lana Del Rey. Está claro que os versos de Get Free usam elementos encontrados nos versos de Creep, e nós pedimos que isto seja reconhecido em favor de todos os compositores de Creep. Para deixar claro, não há processo iniciado e o Radiohead não disse que ‘não aceitará menos que 100%’ pelos direitos de Get Free”, esclareceu a assessoria.

Controvérsia

Por outro lado, as palavras de Lana Del Rey afirmaram categoricamente que havia sim um processo e que as coisas não iam muito bem. “É verdade sobre o processo. Embora eu saiba que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sentiu que foi e quis 100% [dos lucros] — ofereci 40% nos últimos meses, mas eles só aceitam 100. Seus advogados foram implacáveis, então nós vamos lidar com isso no tribunal”, disse ela.

É plágio ou não é?

E por falar no assunto, vocês sabiam que o Radiohead já foi processado por plágio justamente com a cançõa Creep? A banda The Hollies processou o grupo algum tempo após o lançamento da música por sua semelhança com The Air That I Breathe, de 1974.

Depois de um acordo entre os grupos, os nomes de Albert Hammond e Mike Hazlewood foram incluídos nos créditos de composição do Radiohead.

Lana Del Rey e o Radiohead estarão no país em breve: Lana se apresenta no domingo, 25 de março, no Lollapalooza Brasil e o Radiohead em abril, no Soundhearts Festival.