Morre, aos 87 anos, o escritor colombiano Gabriel García Márquez

O escritor Gabriel García Márquez morreu, aos 87 anos, nesta quinta-feira, 17. Quem confirma a morte do colombiano é o jornal El Pais em seu perfil no Twitter. Há alguns dias o mundo já noticiava seu frágil estado de saúde.

• Curta o FQ no Facebook

Gabo, como era conhecido na América Latina, nasceu em Aracataca, na Colômbia, em 1928. Seu dom para a literatura aflorou-se pela convivência com os avós maternos, que o criaram contando histórias. Influência essa que tornou-o um dos mais respeitados e admirados escritores do século 20.

Chegou a cursar Direito, porém largou o curso para tornar-se jornalista. Foi correspondente em Roma de um jornal em 1954 e depois Paris, Nova York, Barcelona e México, onde resolveu estabelecer-se e país onde também morreu.

Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Entre suas tantas obras destacam-se Cem Anos de Solidão, Amor nos Tempos do Colera – que chegou a virar filme – e Memórias de Minhas Putas Tristes.

Na foto acima, o escritor recebe a visita da cantora Shakira, também colombiana, durante passagem dela pelo México há algum tempo.