Instagram perde tráfego e usuários ativos após mudança nos termos de uso

Lembra que a gente postou sobre a nova política de privacidade do Instagram aqui quase um mês atrás?

Então, a empresa do grupo de Mark Zuckerberg parece que demorou demais para se pronunciar sobre a mudança dizendo que não comercializaria as fotos em si, mas sim espaços publicitários onde as fotos seriam exibidas.

Mas a primeira impressão é a que fica, ainda mais se não for respondida prontamente. Por meio do site de análises AppStats, que publica dados sobre o uso do aplicativo, podemos observar uma queda significativa de uso da rede social fotográfica.

Um dia após a mudança, 18 de dezembro, houve uma queda de 10 milhões de usuários ativos, restando 5.196.476 de usuários na plataforma. No dia seguinte, os usuários voltaram a normalidade de quase 15,9 milhões. Porém, desde essa data, observa-se uma queda constante chegando em 7.408.239, ontem, 14 de janeiro.

Na categoria de usuários ativos por mês a queda é menor devido as médias anteriores onde o Instagram explodia em novos perfis. Na relação usuários diários por usuários mensais a porcentagem de uso caiu de 49% (17/12/2012) para 17% (14/01/2013).

Em setembro de 2012, o Instagram chegou à marca de 100 milhões de smartphones cadastrados.

E vocês? Pararam ou diminuiram o uso do aplicativo também?