Globo retoma Projeto Quadrante com adaptação de Dois Irmãos

Eu sei que ninguém vai ler e muito menos dar bola, mas resolvi fazer post mesmo assim. Primeiro porque a televisão brasileira tem tanta porcaria que quando surgem como o Projeto Quadrante, da Rede Globo, elas merecem ter destaque e serem comentadas. Segundo porque sou um fã e entusiasta dos trabalhos do diretor Luiz Fernando Carvalho. Sim eu pago um puta pau pro cara, então me deixem babar o ovo.

Da esquerda pra direita, de cima para baixo: Hoje é Dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu e a capa do livro Dois Irmãos

O fato é que depois de  A Pedra do Reino e Capitu, a Globo vai retomar o Projeto Quadrante com a adaptação do livro Dois Irmãos, de Milton Hatoum, que deve terminar em setembro. As informações são da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo. Para finalizar o projeto, ainda devemos esperar a adaptação de Dançar Tango em Porto Alegre, ainda sem previsão.

A série terá oito capítulos e a responsável pela adaptação é Maria Camargo, que fez roteiros para o infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo. A roteirista disse que Dois Irmãos terá um narrador para conduzir a trama – o que nos faz imaginar que seja algo próximo a Hoje É Dia de Maria, um trabalho anterior de Luiz Fernando Carvalho que foi narrado por Laura Cardoso.

O livro tem um potencial visual muito grandre. Eu tento o possível e o impossível para ser fiel. Mesmo as modificações só acontecem por isso: para ser o mais fiel ao livro

Dois Irmãos será gravado em boa parte na Amazônia e, obviamente, terá a direção de Luiz Fernando Carvalho. Espero que a Globo dê continuidade após mais essa adaptação e quem sabe possamos “assistir” a mais livros na TV.