Avril LavigneFoto: Reprodução

Cuidado! Buscar por Avril Lavigne e Bruno Mars na web pode ser perigosíssimo

Todos os dias, todos os internautas fazem buscas na internet para se informar sobre seus ídolos. Na verdade, nós fazemos isso o tempo todo, né? Mas alguns nomes, quando procurados na web, podem potencializar as chances dos usuários caírem em sites maliciosos. Os piores casos, segundo o McAfee, empresa de segurança, são Avril Lavigne e Bruno Mars.

Após uma pesquisa, a empresa listou os dez nomes de celebridades que mais levam internautas a sites com potencial de infecção de computadores com malwares. Esse tipo de programa malicioso é capaz de roubas senhas de segurança e dados pessoais, além de expor essas informações, o que pode causar sérios danos aos envolvidos.

Além da dona de Complicated, figuram na lista – por onde de “periculosidade” – Bruno Mars, Carly Rae Jepsen, Zayn Malik, Celine Dion, Calvin Harris, Justin Bieber, Diddy, Katy Perry e Beyoncé.

Segurança na web

Há dois motivos para que Avril Lavigne esteja no topo do ranking de 2017. Segundo a empresa, a famosa teoria da conspiração de que a cantora morreu e foi substituída é um deles. A curiosidade das pessoas por esse assunto leva diversos usuários a caírem em sites maliciosos.

Um outro fator é o fato de, em 2016, a loira ter anunciado um novo álbum. A partir disso, a busca por canções inéditas dela cresceram substancialmente. Tanto é verdade que, segundo a McAfee, a procura por “Avril Lavigne + free mp3” aumenta em 22% as chances de ser infectado por um malware.

“Os crimes virtuais continuam utilizando o fascínio de consumidores pelas celebridades para levar os usuários desavisados a sites potencialmente maliciosos, que podem ser usados para instalar algum malware e roubar informações pessoais e senhas de segurança”, afirmou a McAfee. Este é o 11º ano que tal pesquisa é realizada.