Foto: Divulgação/Prefeitura de OlindaFoto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Confira destinos de sucesso para quem ama Carnaval! Chegou a hora da folia!

#PUBLIEDITORIAL

A espera pelo feriado brasileiro mais popular está chegando ao fim. Depois de contar os dias no calendário, após o término do Carnaval de 2017, para os fãs da folia do Rei Momo, a chegada do mês de fevereiro traz a alegria de mais uma vez poder tirar a fantasia do armário, ir para a rua e celebrar esta festa tão tradicional no país.

Siga o Fica Quietinho no Instagram

Em 2018, o Carnaval acontece bem no comecinho do mês de fevereiro, entre os dias 10 e 14, então, o planejamento para curtir sem preocupações é essencial. Para aqueles que foram mais precavidos e já escolheram o destino, foi possível encontrar passagens baratas e pagar por um preço melhor em acomodações. Mas se você ainda está pensando para onde ir e precisa comprar passagens em cima da hora, fique calmo, ainda dá tempo! A dica é passar no site da MaxMilhas, onde é possível encontrar passagens econômicas com descontos que podem chegar a 80%.

Para ajudar na escolha desse roteiro de Carnaval, nós separamos alguns destinos que com certeza vão transformar todas as suas impressões sobre a festa da cultura brasileira. A lista abaixo contém cidades que reúnem em seu repertório o melhor do que o Carnaval brasileiro pode oferecer.

Recife e Olinda

Para os fãs do Carnaval de raiz, regado a muitos blocos de rua e músicas tradicionais, Recife e Olinda com certeza estão entre os destinos que devem ser visitados. Reconhecido como o maior bloco de Carnaval da terra pelo Guinnes Book, levando anualmente mais de 1,5 milhões de foliões para as ruas recifenses, o Galo da Madrugada é um dos pontos altos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

Deixando um pouco de lado os ritmos que embalam as noites brasileiras em grandes boates, como o sertanejo e o funk, em Recife e Olinda o seu Carnaval terá como principal estilo musical o frevo e o maracatu. Diversos os blocos descem as ladeiras de Olinda arrastando uma multidão de foliões.

Com blocos e festas em todos os horários dos seis dias oficiais de festa, é preciso bastante energia para acompanhar o máximo de eventos do Carnaval em Recife e Olinda. Com preços bem acessíveis se comparados a outros destinos carnavalescos no Brasil, é possível se hospedar em pousadas ou hostels das cidades.

Em 2018, a abertura oficial do Carnaval em Recife acontece na sexta-feira, 9 de fevereiro, no Dia do Frevo. A ideia da prefeitura é organizar uma grande festa de homenagem ao ritmo na Praça do Marco Zero. O encontro de maracatus, tradicional evento do carnaval em Olinda, foi antecipado para a quinta-feira, 8, fazendo parte do pré-carnaval da cidade.

 Carnaval de Salvador

Foto: Reprodução

A cidade de Salvador é palco de um dos carnavais mais procurados do Brasil. Não é difícil entender o por quê: a programação da festa conta com diversos shows de grandes artistas e bandas do país, como Daniela Mercury, Claudia Leitte e Asa de Águia.

Curta o Fica Quietinho no Facebook

Dividido em três circuitos principais – Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) –, o Carnaval de Salvador é indicado para quem quer curtir uma semana intensa de festas com pouco descanso. É preciso se preparar para correr atrás dos trios durante todo o dia, já que a festa na cidade não para.

Com possibilidades para todos os bolsos, você pode optar por três formas de curtir a folia dos trios elétricos em Salvador. Seja nos camarotes, com o famoso abadá, ou mesmo na “pipoca”. O que não falta é animação e diversão por toda a cidade. Mas vale ficar atento ao planejamento dessa viagem. Pesquise as passagens aéreas para Salvador na Maxmilhas para economizar e procure hospedagem com antecedência.

No ano de 2018, a abertura oficial do carnaval de Salvador acontece na quarta-feira, 7 de fevereiro. Mas para aqueles que chegarem antes, as festas de pré-carnaval, batizadas de “Fuzuê” e “Furdunço”, já estarão acontecendo no final de semana anterior à abertura da folia.

Foto: Wikimedia/Roberto Viana/AGECOM

Ouro Preto

 Quem busca um local que reúna o melhor das festas universitárias do país, Ouro Preto é destino para passar o carnaval. Tradicionalmente famosa por ser um grande polo turístico do estado de Minas Gerais por sua história e arquitetura barroca, Ouro Preto se rende à tradição baiana dos abadás e entra no ritmo do axé durante os dias da Folia de Momo.

Com diversas opções de diversão, Ouro Preto reúne diferentes estilos de festas durante o carnaval. É possível aproveitar os dias de folia comprando os abadás para os tradicionais blocos da cidade, indo às famosas festas de repúblicas universitárias na região ou curtindo as bandas que animam os bairros mais afastados.

Quando o assunto é a programação para a viagem, tudo vai depender de qual é a sua disposição para curtir a festa. Se o orçamento está curto, as repúblicas da cidade oferecem pacotes bem interessantes para hospedar os foliões, mas o conforto pode não ser um ponto alto nessa escolha, já que, muitas delas também realizam festas durante o dia. Se a sua prioridade é ter boas noites de sono, o conselho é procurar por uma pousada ou hotel da cidade. Para viajar de avião partindo de outros estados, é necessário desembarcar em Belo Horizonte e de lá, seguir para Outro Preto. Clique aqui para encontrar passagens baratas para BH.

Em 2018, a abertura oficial do Carnaval em Ouro Preto acontece na quinta-feira, 8 de fevereiro. Até a Quarta-Feira de Cinzas, no dia 14, os foliões poderão ver mais de 25 blocos desfilarem pelas ladeiras da Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade.

Foto: Reprodução

 Florianópolis

 Conhecido tradicionalmente como o Carnaval Magia, a festa em Florianópolis anima os foliões todos os anos pelas ruas da cidade. Sem restrições a ritmos, o carnaval da capital catarinense é conhecido por apresentar atrações para todos os públicos.

Foto: Reprodução

Para quem curte shows de grandes artistas, a estrutura montada na Praça Fernando Machado é o ponto ideal. Com a opção de entrada gratuita ou compra de camarotes, o local é perfeito para quem curte ver de perto aquele artista que não parou de tocar nas rádios no último ano. Se as baladas e praias são a preferência, Jurerê Internacional com certeza vai superar as expectativas de diversão. Já os foliões fãs de blocos de rua vão curtir o Bloco dos Sujos, no qual homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homens. Costuma ser o ponto alto do Carnaval em Floripa.

Foto: Reprodução

Também com a opção de desfiles de escolas de samba como atração turística, o visitante que quiser curtir o carnaval em Florianópolis deve começar a procurar por hotéis na cidade com antecedência, já que, nessa época do ano, as vagas se esgotam com muita rapidez.

Em 2018, a abertura oficial do Carnaval de Florianópolis acontecerá nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, com o bloco do Berbigão do Boca.

Rio de Janeiro

 Com o Carnaval mais famoso a nível internacional, o Rio de Janeiro é uma das cidades que apresentam a programação mais extensa e intensa para os amantes da folia. Seja nos tradicionais desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, ou em um dos mais de 500 blocos de rua que saem pela cidade, com certeza, o que não vai faltar na festa da ‘Cidade Maravilhosa’ é diversão.

Foto: Reprodução

Se as multidões não são um problema para você, vale a pena conferir alguns dos blocos mais famosos, como o Bloco da Favorita, o Bloco da Areia, o Sargento Pimenta e o Cordão do Bola Preta. Se o orçamento está um pouco mais folgado, os desfiles na Sapucaí com certeza vão deixar qualquer folião de queixo caído. Para quem prefere opções mais alternativas para o Carnaval, as praias de Copacabana e Ipanema oferecem festas todos os dias do carnaval, e os clubes noturnos apresentam uma programação extensa.

Se o berço do samba será o seu destino para o Carnaval de 2018, fique atento para comprar logo as passagens aéreas para o Rio de Janeiro, já que, o quanto antes elas forem adquiridas, melhor será o preço. As opções de hospedagem cabem em todos os bolsos, com hotéis, pousadas, hostels e quartos espalhados por toda a cidade.

Desde o dia 8 de janeiro os blocos de rua da cidade já deram a largada para o Carnaval 2018. Agora, até a Quarta-Feira de Cinzas, o Rio terá apresentação de blocos todos os finais de semana. Aproveite!

Foto: Reprodução