8 de março | MTV lança #PQMULHER, campanha sobre questões femininas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, até o próximo 8 de março – lá em 2018 -, a MTV irá trabalhar na TV e em suas redes sociais a campanha #PQMULHER, uma iniciativa para discutir questões femininas. O pontapé das discussões será focado na igualdade de gênero, encorajando o público a refletir sobre fatos como “#PQMULHER ganha menos?” ou “#PQMULHER é sexo frágil?”, por exemplo.

Siga @FicaQuietinho no Instagram

A hastag será o mote da ideia que também procurará trazer para o debate vozes de organizações feministas e um coletivo de publicitárias que se voluntariaram em nome da causa. No MTV News, por exemplo, a emissora abrirá espaço para pautas relativas a questões de gênero. Serão projetos audiovisuais com um minuto de duração, inseridos ao longo da programação, com intuito de colocar em discussão pontos de vista do empoderamento feminino, igualdade entre homens e mulheres e estimular a audiência a levar o debate também para as redes sociais.

Curta o Fica Quietinho no Facebook

“A MTV acredita no poder de uma hashtag para promover uma conversa verdadeira e autêntica sobre igualdade de gênero com a geração mais engajada e equipada de todos os tempos”, explica Tiago Worcman, vice-presidente de programação e conteúdo da emissora. “Limitar o debate sobre questões femininas a apenas um dia, ou mesmo a um mês, é muito pouco para tudo o que deve ser discutido e compartilhado. Por isso estruturamos a campanha com uma série de iniciativas que irão perdurar até o próximo Dia da Mulher, em 2018, ou quem sabe até extrapolar”, completa Isabella Simão, redatora de criação da MTV Brasil.

MTV News especial

Nesta quarta-feira, a MTV já começa a exibir as seis primeiras edições do MTV News especial. As peças contarão com a participação de Preta Rara (rapper conhecida por suas letras de protesto e criadora do movimento #EuEmpregadaDoméstica), Juliana de Faria, criadora do Think Olga (organização feminista que abriu discussões importantes sobre a violência contra a mulher com a #MeuPrimeiroAssédio, hashtag que viralizou no Brasil em 2016) e Xan Ravelli (dona do canal/blog Soul Vaidosa, que fala sobre as dificuldades da maternidade jovem para mães negras). Além delas, também teremos Claudia Assef e Monique Dardenne, criadoras do WME – Women’s Music Event (plataforma que visa fortalecer a atuação das mulheres na indústria musical), Ariane CorBárbara Paes e Fernanda Balbino, criadoras do Minas Programam (coletivo voltado a mulheres da área de TI na luta contra o machismo) e Dani (do NX Zero) e Lucas (da banda Fresno), que são pais de meninas e falam sobre a paternidade na ótica do equilíbrio de gêneros.

“Fala Preta” e “Lugar de Mulher é”

Em parceria com a organização Blogueiras Negras, a MTV irá disponibilizar conteúdos em vídeos e textos de até 140 caracteres feitos por mulheres negras e para mulheres negras. As peças serão veiculadas na programação da TV e nas redes sociais já a partir deste mês.

Ao mesmo tempo, para deixar claro o que já deveria ser óbvio, também será veiculada na TV e em nas redes sociais da emissora uma série de peças que procuram conscientizar o público sobre a liberdade de escolha da mulher na sociedade contemporânea.

E a programação desta quarta-feira também será especial. Ela será inteiramente dedicada ao protagonismo feminino, com programas como Jovens e Mães, maratona de Adotada e um MTV Hits só com clipes de artistas mulheres em que a interação via Twitter em tempo real será com a #PqMulher.

postado por André Vendrami em 08 de março de 2017 às 9:03